top of page

Bem-vindo

Caros colegas

 

A Unidade de Reabilitação do CRI PSIQUIATRIA do CHUC vai realizar nos dias 28 e 29 de Maio de 2015, o Congresso “DA NEUROBIOLOGIA ÀS NOVAS TERAPÊUTICAS FARMACOLÓGICAS……PONTES PARA AS ABORDAGENS REABILITATIVAS”.

 

Porquê uma temática tão abrangente?

 

De fato os avanços científicos na área das neurociências, nomeadamente nas áreas da neuroimagem e da neurofisiologia, tem vindo a permitir um melhor conhecimento dos circuitos cerebrais, responsáveis pelas distintas operações da cognição humana, e bem assim a identificação anatómica e aspetos bioquímicos e moleculares de algumas doenças mentais, em particular da esquizofrenia.

 

Também na área da psicofarmacologia, houve progressos significativos, com a descoberta de novas classes de fármacos, em particular antipsicóticos e antidepressivos mais eficazes e seguros no tratamento das perturbações mentais mais graves, tendo por muitos sido considerada uma revolução histórica na história da psiquiatria. Os mais recentes avanços nas terapias farmacológicas dos doentes psicóticos têm permitido não só melhor prognóstico destes doentes, melhor adesão às terapêuticas, menos recaídas, e portanto doentes menos “ atingidos” do ponto de vista cognitivo e funcional, e logo “mais susceptíveis” de intervenções reabilitativas.

 

Ao aceitarmos o tratamento e a reabilitação como fases dum continuum, interdependentes e interagindo uma sobre a outra, visando não só a recuperação sintomática mas também a recuperação funcional do doente, entendemos então como os mais recentes avanços das neurociências são uma verdadeira conquista e avanço para a ciência, e em particular para diagnósticos mais corretos e tratamentos mais eficazes nas doenças mentais.

 

Aguardamos pois, com grande expetativa a vossa colaboração, participação e partilha de experiências no decurso deste congresso, para o qual desde já vos convidamos.

 

António Bajouco

 

bottom of page